quinta-feira, 4 de abril de 2019

Funk Brasil




1-A importância da dança nas aulas de educação física.

A dança traz inúmeros benefícios para os indivíduos,benefícios esses que tanto podem ser cognitivos,psicológicos e até motores,porém raramente é usado nas aulas de educação física,salvando apenas algumas ocasiões festivas como por exemplo são joão,dia das mãe carnaval e etc.
A dança é conteúdo da educação física e está incluída no bloco de conteúdos dos parâmetros curriculares nacionais da educação física mas apesar disso poucos profissionais da área se sentem preparados para utilizar ela em suas aulas mesmo sabendo de todos os benefícios que ela pode trazer,benefícios esses que tanto podem se enquadrar nos aspectos físicos emocionais intelectuais sociais  contribuindo para a formação do senso crítico em cuidados com a saúde e com o corpo,além de ser um meio educativo de ajudar na promoção da saúde abordando temas transversais como sexualidade,puberdade,prevenção de doenças (dst) e organização psicológica.

2 História/características  da dança (FUNK)

O funk é um estilo musical que surgiu no final do da década de 60. Ele originou-se a partir da soul music tendo uma batida mais pronunciada e algumas influências de R&B rock e da música psicodélica .De fato, as características desse estilo musical são: ritmo sincopado, a densa linha de baixo, uma seção de metais forte e rítmica, além de uma percussão (batida) marcante e dançante.
Década de 60: o funk indecente
O funk surgiu como uma “mescla” entre os estilos R&B, jazz e soul. No início, o estilo era considerado indecente, pois a palavra “funk” tinha conotações sexuais na língua inglesa. O funk acabou incorporando a característica, tem uma música com um ritmo mais lento e dançante, sexy, solto, com frases repetidas.
Década de 70: o P-funk
A alteração mais característica do funk, na década de 70, foi feita por George Clinton, com suas bandas Parliament, e, posteriormente, Funkadelic. Tratava-se de um funk mais pesado, influenciado pela psicodelia, dando origem ao subgênero chamado P-Funk. Nesse período surgiram renomadas bandas como B.T. Express, Commodores, Earth Wind & Fire, War, Lakeside, Brass Construction, Kool & The Gang, etc.
Década de 80 e o contexto atual: As fusões comerciais
A década de 80 serviu para “quebrar” o funk tradicional e transformá-lo em vários outros subgêneros, de acordo com o gosto do ouvinte, já que a música nesse período era extremamente comercial. Seus derivados rap, hip-hop e break ganhavam uma força gigantesca nos EUA através de bandas como Sugarhill Gang e Soulsonic Force.
No final dos anos 80, surgiu a house music. Derivado do funk, esse estilo tinha como característica a mistura do funk tradicional com samplers e efeitos sonoros eletrônicos.
A house music foi um novo fenômeno nas pistas de dança do mundo inteiro. Um pouco mais recente, o funk sofreu alterações para o lado do metal, com a fusão de guitarras distorcidas de heavy-metal com batida do funk através de bandas atuais como Red Hot Chili Peppers e Faith No More.
O derivado do funk mais presente no Brasil é o funk carioca. Na verdade, essa alteração surgiu nos anos 80 e foi influenciada por um novo ritmo originário da Flórida, o Miami Bass, que dispunha de músicas erotizadas e batidas mais rápidas. Depois de 1989, os bailes funk começaram a atrair muitas pessoas. Inicialmente as letras falavam sobre drogas, armas e a vida nas favelas, posteriormente a temática principal do funk veio a ser a erótica, com letras de conotação sexual e de duplo sentido. O funk carioca é bastante popular em várias partes do Brasil e inclusive no exterior, chegou a ser uma das grandes sensações do verão europeu em 2005.

Origem e local onde é praticado(Funk carioca)

Os chamados bailes funks tem origem no início da década de 70 .quando surgiram os chamados bailes da pesada ,realizados no canecão pelos Djs big boys e Ademir lemos, nesses bailes os ritmos predominantes eram o soul  e funk.Com o tempo surgem outros bailes,chamados de black ou shaft.Em 1973 surge a equipe de som furacão 2000, outras equipes surgem nesse período como black power soul grand prix.Em meados da década os bailes funks perderam um pouco de popularidade devido ao surgimento da disco music uma versão pop de soul e funk, sobretudo após o lançamento do filme “Os embalos de sábado a noite” estrelado por John Travolta.
A partir da década de 80 os baile funks passaram a ser influenciados por novos ritmos, tais como miami bass que trazia músicas mais erotizadas e batidas mais rápidas
Em 1990 com o aumento do número de raps/melôs gravados em português,apesar de quase sempre se utilizar da batida do miami bass,o funk carioca começou a década de 90 criando a sua identidade prorpia.As suas letras refletem o dia a dia da comunidade ou fazem exaltação a ela. Em consequência, o ritmo fica cada vez mais popular e os bailes se multiplicaram ,Ao mesmo tempo o funk começou a ser alvo de ataques e preconceito da sociedade,não só por ter se popularizado entre as camadas mais pobres da sociedade,mas também porque,em vários desses bailes,ocorriam os chamados “corredores”,quando dois grupos rivais,chamados lado A e lado B, se enfrentaram,resultando por vezes em morte.
Em 2000 foi criada uma lei para regulamentar os bailes funks.
Entre 2010 e 2011 surge em pernambuco o brega-funk, junção do funk carioca com a música brega.
Desde o ano de 2013, o funk carioca vem perdendo espaço na midia para o funk paulista.
Em 2018 surge outra vertente do funk o funk carioca com 150 bpm ou seja 150 batidas por minuto,liderado pelo Dj Polyvox.
Também em 2018, a câmara municipal do Rio de Janeiro aprovou o projeto da vereadora Verônica Costa que definiu o passinho como “Patrimônio cultural  imaterial do povo carioca”.

Bailes de Favela

A popularização da música “Baile de Favela” de Mc João, em 2015, trouxe a mídia as festas na quais são realizados os eventos de funk em São Paulo,conhecidos como baile de Favela.Diversos meios de comunicação abordaram reportagens sobre esses eventos,inclusive sendo alvo de uma reportagem de programa televisivo. O teor de erotismo das músicas e a promiscuidade vista dentro dos bailes também foi pauta de jornais reconhecidos pelo país como o Globo.

Exemplo de Funk 150 bpm

https://youtu.be/sdKqnKk_pNE






Um comentário:

Funk Brasil

1-A importância da dança nas aulas de educação física. A dança traz inúmeros benefícios para os indivíduos,benefícios esses que t...